Planeta Azul

13/07/2013 17:27
Primeiro planeta visto fora do nosso Sistema Solar é azul

Telescópio Hubble foi usado para medir a luz visível do planeta "HD 189733 b", anteriormente retratado de marrom e vermelho

 
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
HD 189733 b
 
PUBLICADO EM 12/07/13 - 16h59

Descoberto em 2005, "HD 189733 b" é um dos planetas mais bem estudados fora do Sistema Solar, orbitando uma estrela cerca de 19 parsecs de distância, na constelação de Vulpecula. Anteriormente retratado de marrom e vermelho, descobriu-se de acordo com uma leitura direta do Telescópio Espacial Hubble que sua cor real é azul-marinho.

Os esforços anteriores para observar esse planeta constataram que apesar da cor parecer um reflexo de um oceano profundo, é completamente improvável que ele contenha algum tipo de água líquida. "Nossas teorias apontam para uma camada de nuvens profundas na atmosfera do planeta", diz Tom Evans, astrofísico da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Sabe-se que novo mundo azulado é formado por uma bola gigante de gás, similar a Júpiter. Especula-se que a cor azul pode vir de nuvens carregadas de partículas reflexivas que contêm silício, essencialmente pingos de vidro fundido. A evidência para esta ideia surgiu em 2007, quando o Hubble observou o "HD 189733 b" passando em frente de uma estrela, cujo a luz parecia estar passando por uma névoa de partículas.