Plutão, com água congelada e céu azul.

08/10/2015 15:10

NASA anuncia que Plutão tem céu azul e água congelada

A agência espacial norte-americana divulgou dados surpreendentes sobre as investigações feitas em Plutão.

 

 

    
 
 

 postado em 08/10/2015 14:35 / atualizado em 08/10/2015 15:07

 Estado de Minas

NASA/JHUAPL/SwRI
A NASA divulgou as primeiras imagens coloridas da neblina que cobre Plutão. Para surpresa dos investigadores tudo aponta para que o planeta anão tenha o céu azul, tal como acontece no planeta Terra. Mas as novidades não ficam por aqui: os cientistas acreditam ter encontrado evidências daquilo que é água congelada em um dos dos astros mais distantes do Sistema Solar.

"Quem esperaria um céu azul na Cintura de Kuiper?", comentou em comunicado o investigador Alan Stern. A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) escreve que as partículas que compõe a neblina são provavelmente cinzentas ou vermelhas, mas a forma como refletem a luz solar é que lhes confere a tonalidade azul que despertou a atenção dos cientistas. 

NASA/JHUAPL/SwRI
Já a investigadora Silvia Protopapa mostrou-se surpreendida com outro fato: zonas da superfície de Plutão que, em imagens anteriores surgiam em tons vermelhos, foram agora confirmadas como sendo zonas de água congelada. Porquê? Nem os próprios cientistas tem uma explicação. Fato é que estas zonas de água gelada são pequenas, mas numerosas. 

"Grandes porções de Plutão não mostram água congelada exposta porque aparentemente está mascarada por outra, mais volátil camada de gelo que é mais comum no planeta", escreveu Jason Cook, em comunicado. "Entender exatamente o porquê de a água aparecer onde aparece, e não noutros sítios, é um desafio sobre o qual estamos a explorar", crescentou.